Eleitos Vereadores Juvenis para o Projeto Educação Política nas Escolas

Eleição dos Vereadores Juvenis

A Secretaria Municipal de Educação e a Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa instituíram o projeto “Educação Política nas Escolas” que elegeu nove Vereadores Juvenis em nosso município.

O Projeto Educação Política nas Escolas, tem como objetivo estimular a participação da juventude, proporcionando aos alunos momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e sua importância em uma sociedade democrática.

No dia 24 de setembro realizou-se a eleição dos vereadores juvenis, sendo aptos a votarem alunos a partir do 5º ano, bem como professores e demais funcionários das instituições escolares. Elegeram-se alunos das escolas Municipais Agrícola, João Corso, Leonora Marchioro Bellenzier e Prefeito Guerino Massolini.

Estiveram presentes nas escolas no ato da eleição, o Prefeito Valdir Bianchet, Secretária de Educação Morgana Vicari e os representantes do Legislativo, o Presidente Vereador Dirlei Dama Cordeiro, a Assessora Jurídica Camila Dors Gasparotto e a Diretora Administrativa Angélica Favero. A Coordenadora da Divisão Pedagógica Thais Abreu e direções de cada escola com seus respectivos candidatos também participaram do ato que elegeu os seguintes vereadores:

Eduardo Balbinot – 79 votos – E.M.E.F. Leonora Marchioro Bellenzier

Sthéfani Benatti dos Santos – 49 votos – E.M.E.F. João Corso

Evelyn Vitória Martello – 45 votos – Escola Municipal Agrícola

Júlia Rodrigues – 44 votos – E.M.E.F. Leonora Marchioro Bellenzier

Jaqueline de Freitas Fedrigo – 28 votos – E.M.E.F. João Corso

Igor Debortolli – 17 votos – Escola Municipal Agrícola

Willian Ferrarrin – 11 votos – E.M.E.F. João Corso

Júlia Somacal Censi – Aclamação – E.M.E.F. Prefeito Guerino Massolini

Luana Cristina Dalla Riva – Aclamação – E.M.E.F. Prefeito Guerino Massolini

Nos próximos anos ocorrerão duas legislaturas por ano, de cinco meses cada uma, com o intuito de oportunizar ao maior número de alunos a participação no projeto. A primeira será de março a julho e a segunda, de agosto a dezembro.

O Parlamento Juvenil contará com a eleição da Mesa Diretora e composição das comissões permanentes, com a realização de uma sessão ordinária por mês e, quando necessário, sessões extraordinárias para tratar de matérias e regulamentações, assuntos do campo acadêmico de cada escola que representaram.

Os vereadores juvenis devem assumir o pleito no próximo mês, assim que concluído o curso de formação.

Texto: Secretaria de Educação

Fotos: Franciele Scritori

Confira às fotos clicando aqui.