VEREADORES JUVENIS TOMAM POSSE NO LEGISLATIVO

Vereadores Juvenis dispostos ao 1º pleito tomam posse.

No ano de 2021, a Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação instituíram o projeto “Educação Política nas Escolas”, que estabeleceu os Vereadores Juvenis do município, com alunos do 9ºs anos que tratarão de matérias e regulamentações no âmbito escolar, e contarão com o auxílio dos servidores do Poder Legislativo.

Agora, em 2022 estamos na 2ª Edição deste Projeto, composto por dois pleitos, sendo que o primeiro compreende de março a julho e o segundo de agosto a dezembro

O Projeto tem como principal objetivo estimular a participação da juventude, proporcionando aos alunos momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e sua importância em uma sociedade democrática.

Na noite da última terça-feira (26), ocorreu a solenidade de diplomação e posse dos Vereadores Juvenis e a posse da Mesa Diretora Juvenil para este primeiro mandato de 2022.

Na oportunidade estiveram presentes o Prefeito Municipal, Valdir Bianchet, Presidente da casa Legislativa, vereador Jairo Vidmar, a Secretária Municipal de Educação, Morgana Vicari, Vereador Daniel Morandi, Vereador Dirlei Cordeiro, Vereador Eleandro Moreschi, Vereadora Clédia Mattana, direções das escolas, secretários municipais, servidores municipais, familiares e amigos dos Vereadores Juvenis e comunidade em geral.

Respeitando o Regimento Interno Juvenil a Sessão Solene foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jairo Vidmar, sendo que os trabalhos foram secretariados pela Vereadora Juvenil Taylara Barbizan, onde foram diplomados. Após ocorreu o compromisso e posse dos Vereadores Juvenis, compondo a 2ª Legislatura Juvenil pelos seguintes Vereadores: Daniel Lopes Focchesatto (Escola Agrícola), Gisell Nahiara Pena (Escola João Corso), Jordana Sandri Garbin (Escola Leonora Marchioro Bellenzier), Kaique Martins Parizotto (Escola Leonora Marchioro Bellenzier), Luiza Rocha Rodrigues (Escola João Corso), Maurício Ferreira Lovison (Escola Prefeito Guerino Massolini), Taylara Padilha Barbizan (Escola Prefeito Guerino Massolini), Thayna Guedes Vaz (Escola Agrícola),  Wesllen Gabryel Dias de Jesus Santos (Escola joão Corso).

A primeira reunião plenária da legislatura contou também com a eleição da Mesa Diretora 2021, ficando assim constituída:

Thayna Guedes Vaz - Presidente;
Wesllen Gabryel Dias de Jesus Santos - Vice-presidente;
Taylara Padilha Barbizan – 1ª Secretária;
Jordana Sandri Garbin - 2º Secretária.

Em seguida com o uso da palavra, a Presidente Juvenil, Vereadora Thayna, agradeceu pela oportunidade e que tem como pretensões apresentar projetos que contemplem a comunidade escolar. Na oportunidade, os Juvenis Wesllen e Taylara também fizeram seu pronunciamento, onde agradeceram aos eleitores, a direção de suas escolas, a Secretaria Municipal de Educação e a Câmara de Vereadores pela oportunidade ímpar que está sendo oferecida a eles, que é de participar de um projeto como este.

Após, a Secretária Municipal de Educação e o Prefeito Valdir Bianchet foram convidados para um breve pronunciamento. Posteriormente o Presidente, vereador Jairo Vidmar dirigiu-se à tribuna para seu pronunciamento onde salientou que só houve viabilidade em executar o projeto graças à disposição dos Servidores da Casa Legislativa, ao Prefeito Municipal Valdir Bianchet juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e a direção das escolas, aos alunos que colocaram seus nomes a disposição para concorrer a uma vaga na Legislatura Juvenil, destacou que ao final de cada mandato juvenil será enviado ao Executivo um relatório dos projetos para que seja analisado a viabilidade de execução.