Projeto “Educação Política nas Escolas” será desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa

A Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação realizam o projeto “Educação Política nas Escolas”, que irá instituir os Vereadores Juvenis do município. Eles tratarão de matérias e regulamentações no âmbito escolar, e contarão com o auxílio dos servidores do Poder Legislativo.

De 21/09 a 23/09 é o período para realizar as inscrições dos candidatos. Podem se candidatar alunos matriculados nos 9º anos das escolas da rede municipal de ensino de Serafina Corrêa (João Corso, Prefeito Guerino Massolini, Leonora Marchioro Bellenzier e Escola Municipal Agrícola), que tenham boas notas, comportamento adequado e sem histórico de advertências. A eleição será no dia 24/09, sendo que poderão votar alunos a partir do 5º ano, bem como professores e demais funcionários das instituições.

No dia 28/09, haverá uma reunião na Câmara de Vereadores, momento em que serão repassadas orientações aos eleitos e seus suplentes. No dia 4/10, os eleitos e suplentes participarão da Sessão Ordinária da Câmara, com início às 19h30 no Plenário Darcy Sobreira Soccol. No dia 19/10 haverá uma Sessão Preparatória e dia 26/10 uma Sessão Solene de instalação da Legislatura Juvenil.

O projeto está sendo estabelecido no município neste segundo semestre de 2021 e, segundo o presidente da Câmara, Dirlei Dama Cordeiro, nos próximos anos devem ocorrer duas legislaturas por ano, de cinco meses cada uma, com o intuito de oportunizar o maior número de alunos a participarem. A primeira será de março a julho e a segunda, de agosto a dezembro.

Para o presidente Dirlei, o projeto possibilita que os adolescentes também sejam protagonistas do processo político. “O nosso objetivo é estimular a participação política da juventude, propiciando aos estudantes momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da política em uma sociedade democrática”, pontua.

O Parlamento Juvenil contará com a eleição da Mesa Diretora e composição das comissões permanentes, com a realização de uma sessão ordinária por mês e, quando necessário, sessões extraordinárias.