LIVRO “A VOZ FEMININA NO PARLAMENTO MUNICIPAL” É LANÇADO NA CÂMARA DE VEREADORES DE SERAFINA CORRÊA.

Na tarde de terça-feira, dia 12 de dezembro, através da Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores, no Plenário Darcy Sobreira Soccol, realizou-se o lançamento do volume dois da obra “A Voz Feminina no Parlamento Municipal”, do jornalista e escritor Jair Pedroso. O livro busca registrar a participação das mulheres nas Câmaras de Vereadores de Marau, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, e de Serafina Corrêa.  Além de destacar outros fatos importantes como “O Voto Feminino no Brasil”, “As Mulheres pioneiras no País”, e “As Mulheres pioneiras no Estado”.

Conforme o autor, o trabalho consiste em um registro histórico da presença feminina no cenário político destes municípios, por meio de registros orais, entrevistas e pesquisa em banco de dados. Através deste livro, vamos ter oportunidade de obter mais conhecimento sobre a história política de nossa cidade, mas principalmente a cronologia, das nove vereadoras eleitas, em 63 anos de município.

Estavam presentes na solenidade, Presidente da Câmara, Vereadora Morgana de Fátima Tecchio, os Vereadores: Francisco Bernardo Mezzomo, e Selma Lourdes Favero Fincatto, Sr. Prefeito Valdir Bianchet, Secretária Municipal de Saúde e ex-vereadora Lucimar Zarpelon, ex-vereadoras  homenageadas, Maria Luisa Montanari, Olderes Maria Piazza Santin, Eleni de Fátima Castro Pizzatto, e Salete Pinto Cadore, Diretoras das escolas municipais e particular, representantes do Clube de Mães Ideal, Grupo da Terceira idade Girassol, representante da comunidade Santa Rita Moacir Fozza e público em geral.

No livro a Presidente da Casa Vereadora Morgana de Fátima Tecchio, relata “que esta obra visa valorizar a presença feminina junto aos Legislativos, com informações sobre os legados das mulheres na política de Serafina Corrêa. Mas o principal é incentivar e encorajar mulheres a enfrentarem os desafios e julgamentos da vida pública”.