CÂMARA MUNICIPAL INAUGURA GALERIA DAS VEREADORAS

Na noite de quinta-feira, dia 25 de maio, em Sessão Solene, no Plenário Darcy Sobreira Soccol, o Poder Legislativo inaugurou a Galeria das Vereadoras, objetivando evidenciar as mulheres que atuaram politicamente em nosso Município e visando perpetuar as lideranças femininas que fizeram parte da história de Serafina Corrêa. Tratou-se de um pequeno gesto de reconhecimento e incentivo para que, cada vez mais a presença feminina se faça na política.

Nosso Município teve uma única Prefeita, Maria Amélia Arroque Gheller (in memoriam), e apenas 9 (nove) vereadoras mulheres. Para mudar essa realidade, é fundamental que aja estímulo, reconhecimento e sobretudo, que o espaço de poder negado às mulheres por muito tempo seja resgatado.

A realização deste ato foi de iniciativa da Presidente desta Casa Legislativa, Vereadora Morgana de Fátima Tecchio, com apoio dos membros da Mesa Diretora, por meio do Projeto de Resolução Legislativa nº 1/2023. Cumprindo os requisitos legais a proposição tramitou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e pela Comissão de Orçamento Finanças e Tributação. Em Plenário, na Sessão Ordinária de 27 de fevereiro deste ano, foi colocada em votação e aprovada por unanimidade.

As homenageadas da noite foram:

Maria Elena Marocco que atuou de 1969 a 1973;

Maria Luiza Montanari que atuou de 1977 a 1983;

Darcy Sobreira Soccol (in memoriam) que atuou de 1983 a 1988;

Selma Favero Fincatto que atuou de 2001 a 2004; e atualmente está no legislativo como suplente;

Lucimar Zarpelon que atuou de 2005 a 2008 e 2017 a 2020;

Olderes Maria Piazza Santin que atuou de 2005 a 2008 e de 2017 a 2020;

Eleni de Fátima Castro Pizzatto que atuou de 2013 a 2016;

Salete Pinto Cadore que atuou de 2013 a 2016;

Morgana de Fátima Tecchio que atua desde 2021.

Abrilhantando a noite e tornando-a singular as jovens Stéfani Marssaro Reolon e a Luisa Marssaro Reolon cantaram, juntamente ao Prefeito Valdir e ao Senhor Pedro Bortolini.

Para finalizar, as Vereadoras homenageadas fizeram o uso da palavra, relatando a atuação e as experiências da ocasião enquanto parlamentares.

“Hoje, as mulheres representam metade do eleitorado no Brasil. A presença das mulheres no espaço público tem quebrado preconceitos e promovido profundas mudanças nas relações domésticas e sociais. É dessa forma que entendemos que as mulheres têm uma importante contribuição para dar à política e representatividade feminina é um meio de nos identificarmos e percebermos que não estamos sozinhas” – destaca a Presidente da Casa, Vereadora Morgana.