AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATEU AS METAS FISCAIS DO 1º QUADRIMESTRE DE 2022

Na manhã da última terça-feira (17), a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Câmara de Vereadores realizou audiência pública onde foi apresentado a avaliação do cumprimento das metas fiscais referente ao 1° (primeiro) quadrimestre de 2022 do Município de Serafina Corrêa.

Além de ser uma ação prevista em lei, a audiência tem como principal objetivo demonstrar o alcance das metas fiscais traçadas pelo Poder Executivo, que uma vez planejadas devem, em regra, serem cumpridas.

A audiência conduzida pela COFT contou com a apresentação do Contador Regis Augusto Noremberg Karnopp.

Durante a audiência foram exibidas as avaliações do cumprimento das metas fiscais do 1º (primeiro) quadrimestre de 2022; demonstrativo do resultado primário; receitas correntes, receitas de capital, despesas correntes e despesas de capital; comparativo com o exercício anterior das receitas e despesas; despesas realizadas por secretarias; resultado orçamentário do RPPS, Prefeitura Municipal, Câmara e o consolidado; receita corrente líquida e gastos com pessoal; gastos com educação e saúde e dívida consolidada.

As explicações apontaram, portanto, os seguintes resultados para o 1º (primeiro) quadrimestre de 2022:

✔ Resultado Primário no valor de R$ 1.606.347,40, onde indica que as despesas executadas são compatíveis com a arrecadação;

✔ Resultado Nominal Acima da Linha atingiu R$ 2.122.321,46, demonstrando que o Munícipio está superando a meta projetada na Lei Orçamentária Anual.

✔ A Dívida Consolidada Líquida é negativa, ou seja, a Disponibilidade de Caixa, é superior a Dívida Consolidada.

Os números apurados apontam para o cumprimento das metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual, com exceção do MDE.