3ª Sessão Especial - Secretário de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer

Secretário Noimar Pierosan foi ouvido após a 18ª Sessão Ordinária

Através do Requerimento de número 03/2017, de autoria dos Vereadores das Bancadas do PP, DEM e do Vereador do PSB e com votos favoráveis de todos os Vereadores, aconteceu a 3ª Sessão Especial de 2017, com o Secretário Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer Noimar Pierosan para prestar esclarecimento sobre o andamento dos trabalhos da secretaria.

O Secretário, acompanhado pela Secretária Municipal de Cultura Fernanda Tapparo Pedot, foi ouvido após a Sessão Ordinária, que aconteceu na terça-feira, 02 de maio.

Noimar, iniciou explanando o que foi feito nesses primeiros quatro meses do ano. Informou aos Vereadores e Comunidade presente, que contava atualmente com apenas dois servidores na secretaria e que estudos estão sendo feitos em várias áreas buscando desenvolver o trabalho da pasta da melhor maneira possível.

Após a explanação, iniciaram os questionamentos com o Vereador Sérgio Massolini, que solicitou ao secretário qual era a forma de trabalho da Prefeita com o Secretariado e se ela dava autonomia para as secretarias. Prontamente Noimar informou que sim. Questionado sobre a Arena Multiuso, de proposição dos Vereadores da Oposição através de um Pedido de Providências, Noimar informou que acredita que o projeto se concretize, e que estão vendo um local para a construção. Neste momento o Vereador Massolini aproveitou para sugerir uma área próxima a escola Agrícola para a construção. Questionado se o secretário possuía conhecimento do que representavam os monumentos turísticos e a importância para a cultura e história do Município, Fernanda auxiliou respondendo que é uma equipe nova, e que mesmo com um número pequeno de servidores a disposição, era um grande desafio para o novo secretário e ele estaria se inteirando. Massolini ainda sugeriu a contratação de uma turismóloga e seguiu com algumas sugestões para a pasta, pela sua vasta experiência na área.

O Vereador Dirlei solicitou se, na opinião do Secretário, a restrição da participação de apenas times da cidade no Campeonato de Areia foi uma mudança positiva e se manteria desta forma esse campeonato. Noimar informou que sim, que a participação foi muito boa da comunidade. Finalizando o Vereador sugeriu a compra e utilização de um uniforme para os times que representam Serafina Corrêa em competições fora do Município.

Em seu momento, o Vereador Marinho, informou que o plantio de flores, será feito em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, e solicitou se o calendário esportivo poderá ser feito. Questionado sobre os esportes, o secretário informou que neste ano não acredita ser possível, mas que para o próximo buscará elaborar o calendário. Ainda, o Vereador questionou sobre a construção do ginásio Angelo Betinardi. O Secretário informou que o Poder Público está buscando a regularização para o uso da comunidade.

Ainda sobre o Ginásio do Bairro Pedregal, o Vereador Zé Betinardi, solicitou que essa questão seja vista com carinho, pois muitas crianças estão sendo deslocadas para o módulo esportivo e outros ginásios, sabendo que na comunidade que elas moram existe um espaço que possam utilizar. Aproveitando a colocação do Secretário sobre a falta de servidores, Zé Betinardi pediu se o Secretário tinha previsão de nomeações, o que foi acenado que sim.

O turismo, na opinião da Vereadora Lucimar Magon, vem tendo uma carência de ações voltadas ao setor nos últimos anos e solicitou ao secretário que fizesse estudos para buscar algo novo, tanto no esporte, quanto no turismo.

O Camping Carreiro foi questionado pelo Vereador Marcos Marssaro, que obteve do secretário que está sendo previsto reformas de churrasqueiras, banheiros, mas a preocupação da secretaria é disciplinar a instalação dos ambulantes. No esporte, Marssaro solicitou qual é o sonho para a secretaria. O Secretário acredita que o esporte não seja só futebol. O desejo é valorizar a bicicleta, moto, recuperação dos campinhos do interior, futebol 7, e caso a Paróquia não realize o campeonato Paroquial, no próximo ano o secretário informou que a secretaria realizará.

A Pista de Motocross no Camping Carreiro foi reformulada no ano passado. Com relação a este assunto o Vereador Nereu solicitou se tem previsão para realização de uma prova. Noimar informou que está sendo agendada reunião para realização da prova, onde apenas falta ser definidas datas. Nereu solicitou ao novo secretário empenho e desejou sucesso nesse novo desafio.

Em seu espaço a Presidente da Casa, Olderes Piazza Santin, solicitou os motivos da retirada do Projeto de Lei do Plano Municipal de Turismo. A Secretária Fernanda informou que tem visto uma divisão nítida. Os mais velhos buscam a cultura, a valorização das raízes e consequentemente a conscientização cultural. E os jovens o esporte. Sobre o plano Municipal, a Secretária Fernanda informou que está sendo feito um estudo, mas o primeiro passo é ensinar as crianças a gostarem da nossa história, valorização do nosso patrimônio, material e imaterial, pois hoje elas não sabem o que é isso. Questionados sobre a Romaria, os Secretários informaram que tudo que foi solicitado, está sendo atendido. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é um evento em parceria com outros municípios da região, com a decoração da igreja, e limpeza dos arredores. Olderes pediu a opinião do secretário quanto a realização de uma etapa do Campeonato do Jetsky, e o secretário informou que ainda não tem uma definição sobre isso. Questionado sobre a manutenção do Convênio da Atuaserra, Noimar informou que a Prefeita Maria Amélia esteve em Bento e assinalou a manutenção do Convênio.

Finalizando a rodada de perguntas, o Vereador Fedrigo solicitou qual era a ideia para utilização do Módulo Esportivo. Noimar falou que está previsto um campeonato de futebol de campo para o final do ano naquele local, e o futsal no inverno. Ainda acontecerão jogos do JESC em parceria com a Secretaria de Educação. Fedrigo solicitou como será a utilização do Módulo Esportivo à noite, e o Secretário informou que será cobrada uma taxa de R$ 120,00 a R$ 150,00 que ainda está para ser definida, junto com algumas regras que logo serão comunicadas a comunidade. Ainda sobre o tema, o Secretário informou que as luzes estão sendo ligadas em forma de teste das 19:00 às 21h15min. O Vereador questionou sobre o apoio da Prefeitura na criação de um time para disputar a Série Bronze de futsal. Segundo o Secretário a vontade existe, mas deve ser estudada a viabilidade. Noimar informou que pretende pôr em prática a criação de uma escolinha não apenas de futebol, mas também de vôlei, salto em distância e outras modalidades. Fedrigo questionou sobre a realização de campeonatos tradicionais, que em outros anos que estavam sendo executados, com Jogos de Integração Rural, Citadino Séries A e B, Categorias de base entre outros. Sobre o assunto, Noimar informou que está aguardando a licitação da arbitragem para definição de datas para início dessas competições.

A Presidente encerrou a 3ª Sessão Especial agradecendo a presença do Secretário e o mesmo se colocou à disposição do Legislativo e da Comunidade.